novidades

« voltar
Quanto custa um 'personal trainer'?
Quanto custa um 'personal trainer'?
2015-08-03

Quanto custa um 'personal trainer'?


Para resultados eficazes, a melhor opção são aulas individuais com ‘personal trainer’. Pode optar por aulas em ginásios, mas há professores que vão a casa ou treinam consigo no jardim.

Os dias de calor já chegaram e muitos de nós começamos a ansiar por estender a toalha na areia da praia, por dar uns mergulhos no mar. E subitamente lembramo-nos daquela barriguinha mais saliente, da flacidez muscular, daqueles quilos a mais. 

Não se preocupe. Há solução para tudo. Em Agosto, pode já estar um mimo. Tem apenas de se mexer, de se exercitar e, como o Económico foi verificar, o melhor é mesmo procurar a ajuda de um ‘personal trainer' (PT). Há-os para todas as bolsas, disponibilizam horários que se integram bem com a vida pessoal e laboral, planeiam as aulas de acordo com os seus objectivos e, como exigem compromisso, não há desculpas para faltar. Alguns vão inclusive aonde você está.

Inês Cardoso, ‘personal trainer' em Lisboa, dá aulas em jardins, à beira rio, descola-se a casa das pessoas ou aluga um espaço para o treino. O aluno tem opção de escolha. A professora adianta que as pessoas normalmente querem perder peso e tonificar os músculos. Nos alunos mais idosos há a preocupação de ganhar mais massa muscular, de ter mais qualidade de vida. Como não somos todos iguais nem corremos para o mesmo, Inês Cardoso faz um planeamento de exercícios personalizado. 'O plano é mais exigente, mais adequado e seguro' para o aluno, sublinha.

José Alves tem um estúdio de treino especializado no Porto. No Inspire Studio é possível escolher entre aulas de grupo - nunca com mais de sete pessoas - ou individuais, com o apoio de PT. Para não perder o seu investimento, quer monetário quer pessoal, José Alves aconselha aulas de um mínimo de uma hora. Mas antes de tudo há uma avaliação física do aluno, que integra um rastreio de saúde, o histórico desportivo e testes físicos. Com base nos objectivos do aluno é então elaborado um plano de acção. O responsável não tem dúvidas de que quem opta por ter um PT tem 'uma maior fidelização para com o exercício'.

A rede Holmes Place, com 19 ginásios no país, disponibiliza um conjunto alargado de modalidades desportivas, algumas em exclusivo, e ‘personal trainers', que recebem formação técnica especializada na Academia Holmes Place. Apesar da vasta oferta de aulas de grupo, Sérgio Marques, director de marketing do Holmes Place Portugal, admite que 'ter um ‘personal trainer' é com o ter um ‘coach' sempre comigo. Alguém que me apoia, planeia, motiva e, acima de tudo, alguém que implementa de forma segura os exercícios que tenho de executar'.

Sérgio Marques destaca que a segurança 'é um factor crítico e uma importante vantagem' para quem opta por um PT. 'A prescrição e correcção de níveis de intensidade, intervalos, volume e outras variáveis dentro das possibilidades individuais, reduzem em grande escala o risco de lesões'. Uma sessão de ‘personal training' no Holmes Place custa entre 20 a 60 euros. 

Joana Tomás leva os seus alunos para estúdios independentes, para espaços públicos ao ar livre ou vai mesmo a casa das pessoas. Esta ‘personal trainer' do Porto cobra entre 35 a 40 euros por hora, mas assegura que é um investimento bem aplicado. As pessoas ficam com 'melhor condição física, agilidade, força, coordenação', e ganham 'motivação', até porque muitas vezes 'as pessoas não sabem o que são capazes de fazer e nesse aspecto nós vamos longe'.

A rede de ginásios Vivafit disponibiliza sessões mais curtas do que o habitual. São aulas de 30 ou 45 minutos, com preços a partir de 24,38 euros e que podem ser adquiridas em ‘packs' de 10 sessões ou pagas mensalmente, revela Pedro Ruiz, presidente executivo do Vivafit. Os treinos personalizados asseguram 'resultados mais rápidos e eficazes', diz. Afinal, ter um PT obriga a 'um programa de treinos desenvolvido e aplicado especificamente a cada sócia, o que permite estreitar a relação e facilitar o estabelecimento de objectivos e compromissos', salienta Pedro Ruiz. 

Os ginásios Vivafit, cujo cliente-alvo são as mulheres, disponibilizam uma solução integrada de perda de peso e bem-estar através de treino físico em aulas de grupo, ‘personal trainer' e nutrição. Com diferentes tipos de mensalidades, esta rede apostou também no lançamento de um ‘pack' low-cost: o Vivafit Básico tem um preço de 4,39 euros por semana e permite treinar duas vezes por semana em qualquer das aulas disponíveis.

A maioria das pessoas que procura Eduardo Schutz, a exercer funções na Virgin Active, quer perder peso e assim melhorar a auto-estima e a saúde. A opção por um treino personalizado permite que Eduardo Schutz tenha em conta o corpo do aluno.

Como refere, 'aquilo que gostamos de fazer pode não estar ajustado à nossa capacidade física'. E dá um exemplo: 'a pessoa tem uma hérnia lombar, se começar por correr prejudica a lombar'. Os objectivos do aluno determinam uma metodologia de treino, mas também cuidados alimentares e atenções ao estilo de vida. O aluno é 'acompanhado com atenção e periodicidade regular', garante. O valor mínimo de uma sessão de uma hora é 45 euros.

A Solinca, com 12 ‘health clubs' no país, procura distinguir-se neste sector através das modalidades exclusivas que oferece, por ministrar aulas ‘express' (30 minutos), ter PT e por procurar ter nos seus espaços as últimas tendências do mercado de ‘fitness', diz fonte oficial. O valor das mensalidades começa nos 24,9 euros. O ‘personal trainer' da Solinca assegura 'um acompanhamento individualizado, contínuo e constante, treinos variados, com recurso a distintos materiais, exercícios e espaços exclusivos de treino, mais compromisso, segurança e aprendizagem'. Em conclusão, um PT é garantia de resultados mais eficazes e maior motivação.

Artigo retirado de:
PARTILHAR:
Facebook     Twitter     Google Plus     P
tem alguma dúvida ?
Estamos aqui para ajudar em tudo o que pudermos. Visite a secção FAQ’s, caso não encontre a resposta pretendida contacte-nos por email ou telefone
Facebook
Subscreva a nossa newsletter
2014 © todos os direitos reservados a YOUFIT
developed by KUATTROdesign
Ao usar os nossos serviços, está a concordar com a nossa utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.